terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Futuro de Portugal: servir bicas aos "kéfror"


Acabo de ver um par de reportagens do "60 minutos" e estou ainda um pouco atordoado.

A primeira sobre a universidade IIT na India, onde os alunos que são rejeitados no concurso de acesso vão para o MIT, Caltech, e outras tantas melhores universidades dos EUA.

Os alunos que são material para o IIT começam a ser identificados aos 10 anos, e a partir do seu 11º ano de escolaridade não fazem mais nada senão estudar a preparar a entrada para o IIT, estudam das 4:00 às 8:00 (da manhã) e depois ainda vão às aulas ditas "normais"!!

Aqui em Portugal preferimos encorajar os nossos jovens ao uso da banda larga, para fazer downloads (já nem sequer falo no facto de encoragarem a actos ilícitos) e a passar o dia todo a enviar SMS nos seus celulares topo de gama.

Enquanto que na India os 200 ou 300 melhores de entre os 2,5% de candidatos que são aceites no IIT têm a sua fotografia publicada no Jornal, aqui preferimos publicar as notícias e perder uma imensisão de tempo sobre uma tal Carolina... e creio que está tudo dito.

Estamos a formar os consumidores do futuro, pois a India e as restantes nações ditas "emergentes" estão a formar os criadores dos produtos e serviços que a futura população da "Velha Senhora" vai passar a consumir.

A segunda reportagem tinha a ver com Hospitais também nesses mercados emergentes (Tailandia e India) onde são prestados cuidados de saúde ao melhor nível e a preços incomparavelmente mais baixos que nos EUA ou Europa. A partir daí esta a surgir uma corrente de "Turismo de Saúde" onde os Americanos "ricos" (para o padrão India e etc) mas que não querem ou não podem pagar os cuidados de saúde nos EUA se deslocam a esses países para umas férias e umas cirurgias, e de lá saem absolutamente espantados com a qualidade do pessoal médico e condições gerais da prestação do serviço.

Portanto meus caros, anotem bem, é uma mera questão de tempo (diria cerca de 10 a 15 anos) e nós os Portugueses estaremos a servir bicas a quem hoje nos tenta impingir umas flores!

Sem comentários: