sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Windows Vista ou como transformar o seu Pentium Dual Core num 386

Actualização de 2-Março
Eis um link para um artigo que só confirma que a Microsoft anda (e como suspeito sempre andou) em conluio com a Intel, confirmando a minha tese de alguns artificialismos (chamem-lhe teoria da conspiração que não me importo nem altera a minha convicção) para "fomentar" o upgrade do hardware.

Uma coisa é mais que certa, já comprovei que consigo ter um sistema operativo moderno correndo todas as modernas aplicações de software e com todo o "eye candy" que se possa pedir (e em muitos casos melhores mesmo que no windows Vista) com modesto hardware de 2001, e fi-lo com um Athlon de 1.3 Ghz e Ubuntu Linux. Não sou um zelota do Linux, mas apenas reforço que hoje isso é mais que possível sem ser necessário qualquer upgrade de hardware.

Artigo Original:

Acabo de ver esta notícia sobre Microsoft baixa preço do Vista em 48% para aliciar consumidores e não posso deixar de me rir como a notícia sobretudo como apresenta uma das justificações para esse facto, e cito:

"Outro aspecto que levou a Microsoft a baixar o preço do "software" foi a tentativa de combater a pirataria."
Risível justificação da máquina de relações públicas da Microsoft !!

De facto, só recentemente tive o meu primeiro contacto com o Windows Vista e confesso que me provocou reminiscências do meu velhinho 386 com 4 Mb ram a correr uma cópia do Windows 95, simplesmente triste e patético.

Como é possível que o Windows Vista a correr em hardware moderno e possante seja tão pesado, lento e complicado ? é simplesmente incrível a lentidão de todo o sistema responde, e sinceramente fico muito admirado que algum utilizador admita tal prestação nos dias de hoje - só mesmo por ignorância e abdicação do seu poder de exercer uma escolha informada, aliás a condição e factor essencial para a afirmação do Windows 95 no seu tempo.

Como é possível que alguem se sujeite voluntáriamente a essa tortura ? não admira o fracasso comercial do sistema e a necessidade da Microsoft baixar os preços. O facto é que ninguem com dois dedos de testa pega naquilo nem com uma vara de 2 metros...

A única salvação viável do Windows Vista é que haja bastante pirataria pois só assim o sistema se poderá impôr.

4 comentários:

Anónimo disse...

por isso ando a usar um sistema operativo que com efeitos activados funciona com apenas 512mb de ram, é mais rápido e bem mais económico (custo 0), o linux (ubuntu), que cada vez mais corre aplicações windows. Pena é que os criadores de jogos prefiram o directx ao opengl.

Anónimo disse...

Concordo. O Vista é um desperdício de recursos abissal. Tudo em nome do visual do SO. Por isso nem quero pensar em pc's com Vista. Mais patético são tantos desdobramentos do Vista (homebasic, homepro, ultimate, basic, bussiness). Não chegavava um Basic e um Pro como sempre foi? O XP foi seguramente o mais bem conseguido e tenho pena desta marcha atrás.

Anónimo disse...

Tenho pena da vossa ignorância e mentes retrógadas. Sou administrador de sistemas à 4 anos, utilizando windows bem como linux e posso garantir que é um perfeito absurdo o que aqui foi dito. A performance deste sistema não é inferior à do windows XP, até porque este faz um balanceamento de recursos muito mais arcaico que o Vista. Posso garantir também que o autor decerto não tem hardware como diz, pois se o tivesse não teria problemas em corrê-lo (a menos que tenha 512 ou 1gb de ram..). Utilizo o vista em Workstations e Desktops e nunca tive problemas. Na minha empresa, até agora não tive grande problemas com ele nem reclamações por parte dos colaboradores (147 computadores para ser exacto).
Os "bitaites" são para serem lançados por quem REALMENTE PASSOU POR ISSO e não por quem pensa que sabe.

Cumprimentos,

Carlos Silva, IT Manager Grupo Schindler Portugal/Espanha

Sam disse...

Obrigado pelos comentários.

Quanto à ignorância e mente retrógrada, também posso puxar dos meus galões :-)

Trabalho com sistemas operativos hà mais de vinte anos, e desde o velhinho C/CPM - que já permitia várias tarefas quando o DOS ainda gatinhava na sua sersão 2.11.

Quanto ao hardware não é meu, é simplesmente o PC que o governo anda a distribuir à malta, e sim confirmo que tem 700 e tal Mb ram.

Onde é que já se viu um sistema precisar de 1 Gb só para o sistema operativo base ?

Eu relato o que observo e comparando com a minha experiencia e o que disse é inteiramente verdade, é o mais pesado, complicado e complexo sistema que já vi - alias relatórios pela Net fora confirmam isso e até já se sabe que o "chefe" respensável pelo Windows Vista apressou o seu lançamento porque já tinha compromissos com outra empresa e precisava de cumprir o seu objectivo na Microsoft para poder receber os vários bónus na outra empresa - e daí esse montro ter sido alnçado nesse estado.