segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A terceira fase da carreira de Roger Federer

Creio que esta edição do Grand Slam Australiano inaugurou oficialmente a terceira etapa da carreira daquele que será o melhor ténista de todos os tempos.

Esta terceira etapa vai-se caracterizar pela sua manutenção no topo do ranking mas agora com uma gradual mas crescente dificuldade. Cada vitória vai ter de ser bastante trabalhada a partir das segundas rondas dos grandes torneios.

Para o espectador vai ser a melhor fase a acompanhar, pois casa vitória vai ser trabalhada e suada o que só vai acrescentar dimensão ao seu fabuloso jogo - esta vai ser a etapa mítica da sua histórica carreira.

Na sua primeira fase, a da ascensão ao topo da hierarquia foi marcada por jogar a 100% e simplesmente dizimar a sua concorrência.

A segunda fase foi a manutenção fácil do seu estatuto onde passamos a ver um Federer jogar a 70% e a fazer o suficiente para se manter a anos luz da sua concorrência. Mas agora a concorrência, i.e. a nova geração do ténis aproximou-se e apercebe-se graças a Djokovic e Tipsarevic que pode bate-lo e até já têm algumas receitas.

Viu-se hoje como Thomas Berdych mostrou aos restantes elementos da matilha como tratar os slices curtos e baixos do mestre, essa receita será cada vez mais trabalhada.

Os jogos fáceis de Roger Federer acabaram-se, e vai ser bom ve-lo a jogar em altas rotação novamente como o fazia quando ele ascendeu ao posto cimeiro da modalidade.

Preparem-se e observem bem, estes tempos não se vão repetir tão brevemente.



Powered by ScribeFire.

Sem comentários: